Xi diz que China está disposta a continuar fortalecendo cooperação vacinal com Hungria

2021-04-30 10:48:40丨portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 30 abr (Xinhua) -- A China está disposta a continuar a fortalecer a cooperação vacinal com a Hungria e honra firmemente sua promessa de tornar as vacinas um bem público global, disse o presidente Xi Jinping nesta quinta-feira.

Xi fez as declarações em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Desde o início do surto da COVID-19, os dois países e seus povos têm se apoiado mutuamente e realizado uma sólida cooperação em áreas como prevenção e controle da epidemia, assim como a retomada do trabalho e da produção, que tem obtido resultados importantes.

Os dois lados têm trabalhado especialmente juntos no campo de vacinas, demonstrando uma confiança política mútua de alto nível e uma relação bilateral mais resiliente e dinâmica, disse Xi.

Xi enfatizou que a China aprecia muito a Hungria por sua firme adesão a uma política amigável em relação ao país e pela sua contribuição significativa para a promoção da cooperação entre a China e os países da Europa Central e Oriental (CEEC, sigla em inglês), assim como pela salvaguarda das relações gerais China-Europa.

A China está disposta a conduzir uma estreita comunicação estratégica com a Hungria, consolidar a confiança mútua política e tomar a ferrovia Hungria-Sérvia e outros importantes projetos como um guia para aprofundar a cooperação prática em várias áreas, disse Xi.

Ele assinalou que a China também está pronta para se juntar à Hungria no enfrentamento de todos os tipos de riscos e desafios e buscar um desenvolvimento constante da parceria estratégica abrangente China-Hungria, a fim de melhor beneficiar os povos dos dois países.

Observando que a Cúpula China-CEEC realizada em fevereiro alcançou importantes planejamento e orientação para o desenvolvimento do mecanismo de cooperação, Xi disse que a China está disposta a trabalhar com a Hungria e outras partes para promover o espírito inovador e impulsionar o avanço contínuo da cooperação China-CEEC.

Orbán, por sua vez, observou que a Hungria e a China têm realizado uma estreita cooperação no combate à pandemia, especialmente em matéria de vacinas.

A China tem dado um apoio oportuno e valioso à Hungria e desempenhado um papel importante na contenção da COVID-19 do país, disse ele, acrescentando que o lado húngaro está profundamente grato e espera continuar aprofundando a cooperação vacinal com a China.

Ressaltando que a Hungria dá grande importância a suas relações com a China, Orbán assinalou que seu país está feliz que o comércio bilateral tenha registrado um crescimento positivo apesar do impacto da pandemia, acolhe mais investimentos e cooperação empresarial chineses, e proporcionará um ambiente de negócios sólido.

A Hungria está disposta a trabalhar com a China para promover ativamente a construção da ferrovia Hungria-Sérvia e continuará a desempenhar um papel positivo na promoção da cooperação entre os CEEC e a China, acrescentou.

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@xinhuanet.com

010020071380000000000000011100001399166381